terça-feira, 30 de novembro de 2010

A subjetividade na Relação profissional-paciente


Existem alguns pressupostos que favorecem o exercício da profissão,tais como:
  • Meticulosidade
  • Concentração
  • Organização
  • Destreza
Todas essas características cooperam para uma técnica eficiente,e essas qualidades se hamonizam com o aporte teórico.

Na relação profissional-paciente ,estará presente não somente o aprimoramento técnico ,mas também a pessoa do cirurgião-dentista e a sua singularidade como mais um "instrumento" da prática odontológica.
No cotidiano da clínica odontológica ,o profissional está sujeito a algumas situações imprevisíveis e como o CD vai administrar,contornar os obstáculos e solucioná-los mostrará a sua subjetividade. Pois,não existe um perfil de personalidade de dentista,um tipo ,um jeito padrão de ser.E isso porque em cada momento e determinada situação , com diferentes pacientes há um jeito possível para cada profissional.
O profissional deve estabelecer com o paciente uma boa relação.É de fundamental importância o Cd estar atento para as ansiedades,o comportamento,os medos,os questionamentos,dúvidas do paciente.Isso ajudará o profissional a exercer com grande eficácia o tratamento.Caso o comportamento do paciente esteja atrapalhando por motivos mais distantes do CD,como a vivência em família deste,deve-se encaminhá-lo a um psicólogo que trabalhará juntamente com o CD.


O medo no consultório odontológico pode ser causado pelos mitos que cercam o CD,assim como existem em muitas outras profissões.Como acontece com os psicólogos em quem não se é difícil ouvir dizer " de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco”.Os CDs são taxados como sádicos,como vendedor de pasta de dente,mas isso é apenas, o CD tem uma importância na saúde da sociedade.O médico cura e o dentista "arranca dente" outro mito que não condiz com a realidade,CD arranca quando precisa e médicos e CDs devem sim estar ligados,porque como já foi falado o paciente não é só boca,não é só braço ele é um todo, é uma unidade biopsicossocial.

Vou postar dois vídeos feitos por uma acadêmica de odontologia,inclusive da nossa turma,Mariana De Moura Correia.Esses vídeos abordam os mitos sobre os CDs.E mostram a verdadeira odontologia.

cirurgiões-dentistas contra os mitos 1.wmv

cirurgiões-dentistas contra os mitos 2.wmv

3 comentários:

  1. Olá (Aryane e Luana).

    Sou psicólogo e atualmente atuo na Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió-Alagoas.
    Parabéns pela iniciativa de vocês em criarem este Blog. Estou atualmente trabalhando na construção de pesquisas para a produção de conhecimento nesta área. Já estamos programando uma capacitação para dentistas e ASBs agora para agosto-2011 onde está contemplada na programação a relação dentista-paciente e humanização do atendimento.
    Se for do interesse de VCs poderíamos trocar informações para o avanço da odontologia no SUS.
    E-Mail da coordenação é: csbmaceio@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Já sou seguidor do Blog.

    Ronaldo Tenório

    ResponderExcluir
  3. Sou Psicóloga, atualmente estou lecionando psicologia aplicada a odontologia... Gostei do seu post, gostaria de receber mais.

    ResponderExcluir