terça-feira, 30 de novembro de 2010


O que é a psicologia?












Muitas vezes nos perguntamos, o que realmente é a psicologia. Qualquer um entende um pouco dela. Poderíamos algumas vezes até dizer que “de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco”. As pessoas em geral têm a sua “psicologia”.

Em nosso cotidiano o termo psicologia é empregado com vários sentidos, muitas vezes para dizer que uma pessoa possui uma boa capacidade de persuasão, dizemos que ela usa de “psicologia” para convencer outras pessoas.

É bom lembrar, entretanto, que a psicologia usada no cotid

iano das pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum, e a psicologia que queremos apresentar nesse blog, e relacionar com a prática odontológica é a psicologia científica.

Como exemplo da psicologia do senso comum, temos a seguinte tirinha:







Entretanto a tarefa de definir a psicologia como ciência é bem árdua e complicada. Primeiro, vamos falar sobre ciência.

O que é ciência?











A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expressopor meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se per

mita a verificação de sua validade. Nesse sentido, a ciência caracteriza-se como um processo.


Objetos de estudo da psicologia científica:

Assim como outras ciências humanas, como a economia e sociologia, a psicologia estuda o homem.







Subjetividade: é uma forma particular, específica de contribuição para a compreenção da totalidade da vida humana. A subjetividade é o mundo das idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; e é também, fonte de suas manifestações fetivas e comportamentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário