terça-feira, 30 de novembro de 2010

Caracterização do ser humano

  • O mito do homem natural: O homem nasce bom,mas a sociedade o corrompe.
  • O mito do homem isolado: Supõe o homem como,originária e primitivamente,um ser isolado,não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com outros indivíduos.
  • O mito do homem abstrato: Nessa concepção, o homem surge como um ser cujas características independem das situações de vida.O ser está isolado das situações históricas e presentes em que transcorre sua vida.O homem é o "homem em geral", e seus atributos ou propriedades são apresentados como universais.
Esses mitos que influenciaram as ciências humanas e em geral a psicologia apresentam idéias de um homem que nasce pronto.Porém o homem não pode ser concebido como ser natural,porque ele é um produto histórico ,nem pode ser estudado como ser isolado,porque ele se torna humano em função de ser social,nem ser concebido como ser abstrato,porque o home é conjunto de suas relações sociais.

Quem é o homem?
O homem é um ser sócio-histórico.
A única aptidão inata no homem é aptidão para formação de outras aptidões.
O curta Ilha das Flores fala do ser humano ,suas produções e suas relações com o outro e com o meio .Um vídeo interessante que aborda bem este tema de uma form dinâmica e interessante.



Podemos concluir que as propriedades que fazem do homem um ser particular,que fazem deste animal um ser humano,são um suporte biológico específico,o trabalho e os instrumentos,a linguagem,as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade,pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente.Assim,dizemos que o humano é determinado por todos esses elementos,ou seja, ele é MULTIDETERMINADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário