terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sigmund Freud e a psicanálise.


Sigmund Freud, foi um médico neurologista austríaco e judeu , fundador da psicanálise . Em seus estudos concebeu o que chamamos de enfoque psicodinâmico da personalidade, e concebeu também para a atividade psíquica uma estrutura que chamou de aparelho psíquico.








O aparelho psíquico é composto de três partes: id,ego e superego:











Id: -Constitui a porção herdada e que está ligada à constituição.

-Satisfação das necessidades básicas da criança no começo de sua vida.

-Princípio do prazer: busca do prazer e evitam a dor

Ego: - principal função de agir como intermediário entre o mundo externo e o Id.

-Princípio da realidade: é o princípio do prazer modificado pelo princípio da razão

-Possui uma função de autopreservação, pois se houvesse apenas a busca da gratificação imediata sem levar em conta consequências da total evitação do sofrimento, um indivíduo sucumbiria. Funções do ego em resumo: perceber, lembrar, pensar, planejar e decidir.

Superego - Na medida que se desnvolve, a criança internaliza normas e técnicas estabelecidas, constituindo a consciência, como é chamado o ego popularmente.

-É uma resposta automática do que é “certo” ou “errado”, que surge na pessoa diante de várias situações que exigem uma tomada de posição

-Representa uma herança sócio-cultural do indivíduo, enquanto o id representa a herança biológica.

Lembrando que as três partes da estrutura psíquica, não podem ser consideradas isoladamente no seu desenvolvimento e funcionamento. Elas são INTERDEPENDENTES! O equilíbrio é mantido com o ego forte, superego moderado e o conhecimento do id.


Um comentário: