terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mitos e estereótipos na Ação profissional em Psicologia e Odontologia

Mitos são conhecimentos iniciais da realidade, enquanto que estereótipos são julgamentos qualitativos. Em psicologia e também na odontologia, é muito comum nos

depararmos com mitos e estereótipos, vam

os exemplificar a seguir:

Na psicologia é comum ouvirmos:

“ O psicólogo vai analisar e interpretar as pessoas”

O mito aqui, confere a um psicólogo um poder mágico, onipotente e onisciente acerca do outro, o que não é verdade, já que em um simples “olhar”, não é possível analisar a pessoa sob todos os aspectos, nem os seus pensamentos e segredos.

O mito de que “quem precisa de psicólogo são pessoas frágeis e inseguras que não conseguem resolver seus problemas sozinhas”

O mito impõe, nesse caso, uma meta a ser atingida, baseada num ideal- ser forte, seguro e não ter problemas-, obstruindo o que pode ser uma liberdade de escolha e/ou uma necessidade,e atribui ao psicólogo o poder de solucionar problemas das pessoas.

Já na odontologia, é comum ouvirmos:

O mito de que “cadeira de dentista é igual divã de analista”

Esse mito pressupõe que o dentista tem formação e capacidade para analisar a situação e os conflitos de seu paciente, o que é absolutamente errado.


O mito de que “o dentista vai perder seu paciente se encaminhar para o psicólogo”

Há ocasiões em que há necessidade de encaminhar o paciente seja para um tratamento psicoterapêutico, seja para uma terapia centrada na disfunção. O objetivo é que o psicólogo colabore para que o paciente integre aspectos de seu desenvolvimento, o que, provavelmente, irá se refletir no tratamento odontológico. A indicação de encaminhamento para o psicólogo é também feita para prevenção de futuros problemas e impedimentos do paciente em relação ao plano de tratamento odontológico. É nesse aspecto que reside a importância da relação profissional entre o odontólogo e o psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário