terça-feira, 30 de novembro de 2010

Psicologia Aplicada à Odontologia

"A psicologia aplicada à odontologia constitui um corpo de conhecimentos teóricos e técnicos derivados da psicologia clínica da saúde e utilizado para a avaliação, controle e modificação de comportamentos de indivíduos (clientes e familiares) inseridos em contextos de tratamento odontológico (Moraes; Pessoti, 1985). Os diferentes procedimentos de intervenção psicológica podem ser aplicados a todas as áreas da odontologia, da clínica geral às especialidades, incluindo a ortodontia, a periodontia e a endodontia. Refletem uma filosofia da atenção integral à saúde do homem, em sua unidade biopsicossocial, considerando seu ambiente físico e seu meio sociocultural (Jacob, 1995; Singh, Moraes; Ambrosano, 2000).
O objetivo principal da psicologia aplicada à odontologia é interferir nas variáveis psicossociais que medeiam os processos de diagnóstico, tratamento e reabilitação em odontologia, visando a promover e manter o estado geral de saúde do indivíduo, bem como a prevenir e facilitar o enfrentamento eficiente de situações de tratamento dos transtornos bucais de usuários de sistemas de saúde. "

Embasado nesse artigo(PSICOLOGIA APLICADA À ODONTOPEDIATRIA: UMA INTRODUÇÃO ) ,revemos e reafirmamos que a visão que se deve ter de um paciente é uma visão global.O paciente possui sua identidade que o caracteriza como único,então nenhum paciente é igual ao outro e nem todo atendimento o será também.A cada visita deste uma nova realidade,que o faz ou não cooperar com o tratamento.E sempre lembrar que ele não é só uma boca,ele tem desejos,tem opinião,tem informação,tem sentimentos,ou seja,é uma unidade biopsicossocial.Uma unidade complexa e que deve-se respeitar.

Para leitura na integra do artigo: http://www.revispsi.uerj.br/v2n2/artigos/artigo5.html

Quem aplica Psicologia na Odontologia?
Psicólogos e Cirurgiões-dentistas.

Quando e por quê o CD aplicará?
O CD aplicará em todas as áreas e de forma cotidiana,inserido em sua rotina diária.Isso propiciará uma melhor relação profissional-paciente,permitindo um diagnóstico global que envolve sintomas somáticos e psicológicos que necessitam ser correlacionados e avaliados.E entender como e quais os distúrbios psicogênicos que podem agravar certas doenças e suas implicações no tratamento e no próprio paciente.

Quando e por que o psicólogo o aplicará?
Quando o CD encaminhar algum paciente ao psicólogo para um tratamento em conjunto.O psicólogo é indicado para tratar distúrbios comportamentais que interferem no corpo,pois tem sua origem emocional.

Quais são os requisitos necessários para um psicólogo atuar nesta área?
O psicólogo deverá ter noções básicas de odontologia para compreender,avaliar e tratar as queixas do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário